Existe perfil ideal de empreendedor?

segunda-feira, 20 de junho de 2016



Saber o que quer, ter inteligência emocional e bons contatos. Essas são, para a diretora de projetos da Outliers Careers, Madalena Feliciano, algumas das características fundamentais de um empreendedor de sucesso.

Uma pesquisa divulgada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que, de cada 100 brasileiros adultos (com idades entre 18 e 64 anos), 34 possuem ou estão envolvidos na criação de uma empresa.
O estudo também afirma que ter seu próprio negócio é o terceiro sonho mais comum entre os brasileiros (31%), perdendo apenas para ter uma casa própria (42%) e viajar pelo País (32%).

Apenas sonhar com o negócio próprio, porém, não é suficiente para ter sucesso no futuro. Para a especialista, planejamento é o primeiro passo a ser dado.

“Não dá para abrir um negócio sem saber exatamente o que fazer e como fazer. É importante ter um planejamento. Estar determinado e comprometido são aspectos fundamentais também”, diz.

Madalena destaca, ainda, a importância da inteligência emocional para um empreendedor. Isso significa ter a cabeça aberta para novas ideias e ser receptivo para críticas e sugestões.
“Ser adaptável a mudanças pode ser essencial para o sucesso. De repente, a ideia inicial pode não estar dando certo e o empreendedor precisa ter jogo de cintura e saber contornar a situação. A persistência diante de obstáculos é um fator decisivo na vida das empresas, afinal, segundo o Sebrae, 75,6% das empresas sobrevivem após dois anos”, destaca.

Preparar-se e atualizar-se constantemente também são diferenciais importantes, afirma Madalena. Ela diz ainda que livros, sites e mesmo cursos gratuitos podem ser de grande ajuda.
“O empreendedor precisa conhecer muito bem seu produto ou serviço, assim como as tendências do mercado no ramo escolhido. Ele tem de ter uma boa rede de contatos e saber como fazer seu marketing pessoal, além, é claro, de ter a capacidade de gerir a empresa financeiramente de uma maneira organizada e ter a capacidade para aproveitar as oportunidades que o mercado propõe e a iniciativa de arriscar”, conclui

Comments

No response to “Existe perfil ideal de empreendedor?”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Postar um comentário